Brasil tem seu melhor ano no festival D&AD
Share

O Brasil teve seu melhor resultado no D&AD, festival de criatividade que aconteceu na semana passada em Londres. O número de prêmios, o desejado Pencil (Lápis), foi recorde, com um total de 32 troféus para o País.
A divisão foi a seguinte: 3 Yellow Pencil (Lápis Amarelo – equivalente a Ouro), 10 Graphite Pencil (Lápis Grafite – equivalente a prata) e 19 Wood Pencil (Madeira- equivalente a bronze). Não houve prêmios nas categorias superiores White Pencil (Branco) e Black Pencil (Preto , a maior premiação). Todos os prêmios podem ser conferidos aqui
A FilmBrazil, plataforma de internacionalização do audiovisual brasileiro desenvolvida pela APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, foi mais uma vez apoiadora internacional do D&AD, tendo levado este ano um grupo de produtoras nacionais ao festival: Alice Filmes, AntFood, LeCube, Satélite Áudio, Trio e LeCube.
Neste ano, foram 13 brasileiros na banca julgadora do D&AD – três deles de produtoras associadas à FilmBrazil: Felipe Mansur, diretor de cena e sócio da produtora Alice Filmes (São Paulo), integrante do júri de Direção de Cena; Ralph Karam, diretor de criação da produtora Le Cube (São Paulo), integrante do júri de Animação; e Roberto Coelho, sócio-diretor da Satélite Áudio (São Paulo), integrante do júri de Sound Design and Use of Music.
Para a FilmBrazil, a participação no festival coroa mais uma vez a importância de se levar as produtoras nacionais para aproximação com o mercado do Reino Unido e demais países da Europa. Ainda, foi renovada a parceria com o D&AD e a London Film Academy com vistas à participação de palestrantes no WHEXT, festival dedicado à produção audiovisual promovido pela APRO e FilmBrazil. A reportagem do Propmark conferiu. Veja aqui
Abaixo, as produtoras associadas à FilmBrazil que tiveram obras premiadas no D&AD:
FILM ADVERTISING
Endless Stories, da AlmapBBDO para Getty Images (categoria Filme interativo): Lápis de Grafite (produção da Stink SP / Direção: Squarehead)
The Endless Ad, da Wieden+Kennedy para Old Spice (categoria Inovação): Lápis de Madeira (produzido pela Conspiração / Direção: Fernando Nogari)
– BRANDED CONTENT
Bluesman, da AQKA para Baco Exu do Blues (categoria Filme de ficção 5-30 segundos): Lápis de Grafite (produzido pela Stink SP / Direção: Douglas Bernardt)
Endless Stories, da AlmapBBDO para Getty Images (categoria Filme não ficção): Lápis de Madeira (produzido pela Stink SP / Direção: Squarehead)
– ANIMAÇÃO
Sunshine, da BBDO New York para Day One (categoria Animation / stylized 2D/3D) : Lápis de Madeira (produzido pela Lobo / Direção: Guilherme Marcondes)
Assista aqui