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Saigon revive desenho pop para DPZ&T e Renault com “Caverna do Dragão” em live action

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Um ícone da cultura pop do final dos anos 80 e que perpassou os anos 90 e até os 2000 está de volta via campanha publicitária. Desenho animado dos mais adorados ao longo das últimas três décadas, “Caverna do Dragão” teve menos de 30 episódios e um imenso sucesso no Brasil. O culto diante da série de animação inicialmente exibida na TV aberta brasileira, se tornou maior ainda porque a aventura nunca teve um capítulo final – os estúdios originais de produção nos EUA (onde foi lançado como “Dungeons & Dragons”) cancelaram a atração sem lhe dar um desfecho, o que tornou sua mística ainda maior.

O desenho era inspirado num jogo de RPG (Rolling Playing Game), outra febre que explodiria por aqui em meados dos anos 90. Assim está posto um roteiro de sucesso que se a indústria cultural não reaproveitou para os cinemas, a publicidade soube resgatar para o lançamento no Brasil do Kwid Outsider, a nova versão do SUV dos compactos da Renault, sob o mote “Deixe o Impossível Para Trás”. A ideia foi da agência de publicidade do anunciante, a DPZ&T, e a execução ficou por conta do time da produtora Saigon, com direção de cena de Vellas.

O resultado é um filme de 1:47s que foi ao ar na TV na noite do último dia 23 de maio, replicado imediatamente nas plataformas digitais. Em menos de 12 horas, já eram quase 200 mil views do filme no YouTube, com uma enxurrada de manifestações dos fãs. Veja o filme aqui .

O “revival” traz as aventuras de Hank, Sheila, Diana, Bobby, Eric e Presto, além da criatura fantástica Uni (um unicornio fêmea) num mundo desconhecido onde ingressaram involuntariamente ao atravessar  um portal, num parque de diversões. A luta diária era por uma saída do local, e os heróis juvenis eram sempre perseguidos pelo vilão Vingador, e quase sempre atrapalhados pela figura misteriosa do Mestre dos Magos. O target da gigante da indústria automobilística para este modelo esportivo é o público de 30s aos 40s anos, que eles acreditam terem na sua memória afetiva ligações com a  atração.

“Lançamos a versão Outsider para celebrar o sucesso do SUV dos compactos, que dá ao consumidor mais uma opção em design, segurança, conectividade e economia de combustível. E com base no próprio nome do carro, pensamos em contextualizar o Kwid Outsider nesta campanha da melhor maneira possível dentro do universo da cultura pop. No caso de ‘Caverna do Dragão’, temos uma série que se tornou um fenômeno no país, mas que nenhuma outra marca explorou seu potencial na publicidade brasileira. A Renault é a primeira. ”. As afirmações são de Federico Goyret, diretor de marketing da Renault do Brasil, em evento na véspera da estreia, que fechou uma sala de cinema tipo premium em São Paulo para apresentação da campanha à imprensa e convidados. No local, foi montada uma exposição com o figurino da superprodução – os valores envolvidos na produção e mídia não foram divulgados, mas de acordo com o diretor de marketing da Renault, trata-se do maior investimento desde que a última versão do modelo havia utilizado a franquia de “Hulk”, da Marvel, para sua campanha.

Durante a produção da campanha, como algumas imagens acabaram na internet, a Renault e a DPZ&T fizeram parceria com o site de entretenimento Omelete, que passou a divulgar trailers e cartazes tipo os feitos para estreias de cinema, que criaram expectativa em torno da chegada de um filme sobre a “Caverna do Dragão”.

As locações foram em Salta, Norte da Argentina, perto da fronteira com a  Bolívia e Chile.

Além do elenco cuidadosamente escolhido para a produção, houve especial atenção à dublagem, que resgatou o dublador original do Vingador, o vilão da série. Trata-se do ator Orlando Drummond – que está com 99 anos e ficou famoso na TV ao interpretar o Seu Peru, na “Escolinha do Professor Raimundo”, programa humoristico criado por Chico Anysio. A trilha sonora também é primorosa, e contou com gravação especial feita em Nova York com uma orquestra de cordas.

“Esta é uma campanha com um forte componente emocional, pois mexe com a memória afetiva do brasileiro. Estamos resgatando uma série que as pessoas amam e transformando a animação em personagens de carne e osso. E o Kwid Outsider será protagonista dessa aventura. Inspirados na indústria do entretenimento, a campanha conta com uma estratégia de um grande lançamento de cinema, incluindo buzz com conteúdo dos bastidores, pôsteres, teasers, trailers e, claro, a grande estreia.”, afirma Rafael Urenha, CCO da DPZ&T.

 

Ficha Técnica

Cliente: Renault

Produto: Renault Kwid

Agência: DPZ&T

Campanha: Caverna do Dragão

Direção Geral de Criação: Rafael Urenha

Direção Executiva de Criação: Carlos Schleder

Direção de Criação: Fabio Mozeli

Criação: Leandro Dolfini, Fernando Saú

Supervisão de Criação Social & Digital: Danilo Dualiby

Criação Social & Digital: Danilo Dualiby, Gabriel Jorge Rosa, Juliana Moreira, Leandro Dolfini, Fernando Saú

Motion Graphics: Marcos Thuki  

Atendimento: Daniel Jotta, Fabio Losso, Daniela Maldonado, Rodrigo Moraes, Laura Dante, Natasha Albuquerque, Gabriela Silva, Bruna Lelis, Bruna Sá

Planejamento: Fernando Diniz, Alexandre Knebel, Marcelo Bergonzoni, Alfredo Cardin

Mídia: Paulo Ilha, Patrícia Alves, Felipe Proença, César Nery, Guilherme Lucas, Gustavo Moraes,Camila Silva

VivaSix: Fernando Cipriano, Wanderson Rosa, Thais Souza e Luiz Albertho.

BI: Marcelo Azevedo, Carmen Prado, Bruno Matjas e Maria Troiano.

Projetos: Marcos Yamamura, Michele Almeida,Fernando Varella

Aprovação Cliente: Federico Goyret, Livia Kinoshita, Elisa Salgado e Nathalia Furlan

RTVC: Ducha Lopes, Paula Alimonda, Heitor Mendes e Ana Paula Ananias.

Produtora de Imagem: Saigon
Direção de Cena: Vellas

Diretor filmes Digitais: Luís Vilaverde
Produtor Executivo: Marcelo Altschuler
Assistente de Direção: Flavio Lanfredi
Diretor de Fotografia: Pierre Kerchove
Diretor de Produção: Reinaldo Faria

Produção Argentina: Equipe Salado

Figurinista: Giovanna Moretto

Diretor de arte produtora: Marcelo Reginato

Atendimento Produtora: Fernanda Gomes, Jin Park, Tais Sanches
Coordenação de Produção: Carol Pessini/ Marina Blum/ Natália Cardoso/ Gabriela Mangieri
Coordenação de Pós-Produção: Virgini Fares/ Natália Herrera
Montador: Rami D’ Aguiar/ Paulo Miranda (digitais)
Produtora de Pós-Produção: Nash Production – Cirilo Bonazi

Finalização: Fabio Abreu
Cor: Bleach Filmes – Sergio Pasqualino

Produtora de Som: Quiet City Music+Sound

Atendimento Produtora de Som: Xanna D’aguiar e Karina Vadasz

Produtor Musical: Chris Jordão e Darren Solomon

Produção / sound design e finalização: Equipe Quiet City

Produção Gráfica: Marcos Moura e Durval Brum

ArtBuyer: Marcos Moura e Sonia Santos

Fotógrafo: Pedro Dimitrow

Tratamento de imagem, Ilustração 3D e hiper-realista: Platinum Fmd

Tratamento de imagem: Cesar Bonfim e Marcelo Reis

Tags:
Edianez Parente

Gerente Comunicação e Marketing na Apro

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1 Comments

  1. Eveline 28 de maio de 2019

    Faltou a citação da Produção de Elenco, que foi fundamental, conforme citado no texto.

    Responder

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