CARREGANDO

Digite para buscar

Sem categoria SEMINÁRIO

Mostra Internacional de Cinema tem II Fórum

Share

Dentro da 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, acontece também o II Fórum Mostra, um ciclo de debates com personalidades da área do audiovisual.

O evento é grátis e acontece no Itaú Cultural, em São Paulo.

Experientes profissionais do nosso mercado e também do exterior estarão nas mesas de debates, entre eles, dirigentes de duas de nossas produtoras associadas: Denise Gomes (Bossa Nova) e Paulo R. Schmidt (Academia de Filmes).

Confira:

PROGRAMAÇÃO

Dia 1 (24/10, quarta-feira)
ABERTURA (10h-10h15) Renata de Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural
MESA 1 (10h15-12h) Fim das fronteiras: mescla entre linguagens e formatos
Na criação atual, todas as tradições, formatos e plataformas se tocam e se misturam. A animação pode ser colocada a serviço do real e a tecnologia propicia experiências para além da tela. No debate de abertura, o Fórum mergulha na permanente evolução da linguagem do cinema.
Debatedores: Murilo Hauser (roteirista, diretor e curador), Nicolas Champeaux (diretor), Otto Guerra (animador), Priscila Guedes (Anableps XR)

MESA 2 (14h -16h) Do texto ao filme: as relações entre cinema e literatura
Por mais que a tecnologia revolucione a forma, o conteúdo de uma obra depende da capacidade que o criador tem de emocionar o público. No ano em que exibe Em chamas, baseado num livro de Haruki Murakami, a Mostra explora as múltiplas relações entre a palavra escrita e o cinema.
Debatedores: Jorge Furtado (diretor e roteirista), Marie-José Sanselme (roteirista), Roberto Gervitz (diretor e roteirista) e Sérgio Tréfaut (diretor e roteirista)

MESA 3 (16h30-18h30) Dráuzio Varella: da vida à palavra; da palavra à imagem
A relação entre a escrita de Dráuzio e o audiovisual alimenta, há 20 anos, o imaginário nacional. Estação Carandiru desdobrou-se em longa-metragem e série; Carcereiros originou uma série e virará filme. Esta mesa, que reúne figuras-chave dos processos de adaptação das obras, faz a genealogia desse profícuo encontro criativo.
Debatedores: Caio Gullane (produtor), Dráuzio Varella (médico e escritor), Edson Pimentel (Globo Filmes), Fernando Bonassi (roteirista e escritor), José Eduardo Belmonte (diretor)
Dia 2 (25/10, quinta-feira)

MESA 4 (10h-12h) FSA: como deve se dar o financiamento público ao cinema?
O cinema é, desde sempre, resultado econômico e também invenção e experimento de linguagem. No entanto, apesar de aparentemente superada, a velha dicotomia entre “arte e indústria” parece ter voltado à pauta com as novas regras do Fundo Setorial do Audiovisual.
Debatedores: Christian de Castro (Ancine), Denise Gomes (Bossa Nova Films), Jean-Thomas Bernardini (Imovision), Max Eluard (Avoa Filmes)

MESA 5 (14h-16h) Coproduções: o caminho para o cinema de arte
As coproduções, tanto internacionais quanto regionais, são, hoje, essenciais para a viabilização dos cinemas nacionais no mundo. Esta mesa, diretamente conectada aos Encontros de Negócios da 42ª Mostra, coloca brasileiros e estrangeiros para conversar sobre esse modelo.
Debatedores: Catherine Dussart (CDP Productions), Delphine Tomson (Les Films du Fleuve), Marcin Łuczaj (New Europe Film Sales), Tatiana Leite (Bubbles Project)

MESA 6 (16h30-18h30) Janelas abertas: a batalha dos lançamentos na era do VoD
Debatedores: Adhemar Oliveira (Espaço Itaú de Cinema), Luiz Bannitz (Looke), Mauricio Andrade Ramos (Spcine), Rodrigo Saturnino (Sony Pictures)

Dia 3 (26/10, sexta-feira)

Workshop (10h-12h) Primeiros passos: como vender você e seu projeto
Neste workshop, jovens cineastas, estudantes e todos os interessados em conhecer melhor o funcionamento do mercado audiovisual podem conversar de forma aberta com importantes profissionais que representam os três elos da cadeia: a produção, a distribuição e a exibição.

Palestrantes: Bárbara Sturm (Elo Company), Henry Galsky (Canal Brasil) e Rodrigo Teixeira. (RT Features)

MESA 7 (14h-16h) Exceção Cultural: a batalha pela regulação do streaming
No VoD, serviço ligado à tecnologia e às telecomunicações, no qual a escolha está nas mãos do público, quais são as medidas de proteção possíveis para o conteúdo local? A cota de tela e o modelo de cobrança da Condecine estão no centro da disputa regulatória em curso no país.

Debatedores: Fernando Magalhães (NET), Magno Maranhão (Ancine), Oscar Simões (ABTA) e Paulo Schmidt (Academia de Filmes)

MESA 8 (16h30-18h30) Sustentabilidade da cultura: entre o público e o privado
No país que está em plena disputa eleitoral e viu um museu arder em chamas, a pergunta que se faz é: qual o futuro das políticas do setor? As parcerias entre Estado e empresas, a Lei Rouanet e a cultura como cidadania serão discutidas na mesa de encerramento do Fórum.
Debatedores: Cristina Ikonomidis (Cinemateca Brasileira), Danilo Santos de Miranda (Sesc), Eduardo Saron (Itaú Cultural) e Jailson de Souza e Silva (Observatório de Favelas).

II FÓRUM MOSTRA

24, 25 e 26 de outubro de 2018; das 10h às 18h30
Itaú Cultural (Av. Paulista, 149)
Entrada gratuita (retirada de ingresso 1h antes)

 

Tags:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *