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BIG Festival reúne players da economia criativa

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Na sexta edição do BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival), o mais importante festival de jogos independentes da América Latina, o mercado de games vai se reunir para discutir as tendências deste setor e também para abrir espaço para trocas de informações e negócios entre outras áreas da economia criativa, como música, cinema, TV, mercado editorial e publicidade. Cerca de 300 especialistas da indústria criativa, brasileira e internacional, de games e transmídia, estarão no evento para palestras, workshops, mesas de negócios e pitchings entre 23 de junho e 1º de julho em São Paulo (Centro Cultural São Paulo) e no Rio de Janeiro (Oi Futuro).  O BIG terá um line-up amplo de debates grátis com quase 160 sessões abertas ao público. Confira a programação completa em www.bigfestival.com.br

Associados APRO e FilmBrazil têm desconto de 30%: aqui

“Atualmente, a indústria criativa mundial tem nos games uma das áreas mais dinâmicas, com grande crescimento e desenvolvimento”, afirma Gustavo Steinberg, diretor executivo do BIG. “Para esta sexta edição do festival, os jogos permanecem como foco de nosso trabalho, mas vamos promover negócios com entre outras áreas como música, cinema, TV e realidade virtual”.

Importantes entidades como ABRAGAMES/BGD, (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais), APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais)/Film Brazil, BM&A (Brasil Música & Artes)/Brazil Music Exchange, BRAVI (Brasil Audiovisual Independente)/Brazilian Content, CBL (Câmara Brasileira do Livro)/Brazilian Publishers e SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo)/Cinema do Brasil, participarão de encontros internacionais entre empreendedores dos setores de games, audiovisual (cinema, TV, publicidade, animação), música e mercado editorial.

Como participar

Para participar do BIG, é necessário se cadastrar no site (www.bigfestival.com.br/inscreva-se.html). As palestras são grátis em São Paulo, no Centro Cultural São Paulo, entre 26 e 29 de junho, e no Rio de Janeiro, no Oi Futuro, entre 29 e 30 de junhoAs Rodadas de Negócios entre os dias 27 e 29 de junhoem São Paulo, no Tênis Clube Paulista, são pagas e terão a participação de compradores, investidores e coprodutores, totalizando executivos de mais de 400 empresas. Associados das entidades parceiras têm condições especiais para credenciamento.

Convidados para os eventos e os encontros sobre economia criativa

A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) promove os encontros internacionais – voltados para discutir tendências, explorar sinergias e ampliar as oportunidades de negócios em outras áreas da economia criativa – por meio da parceria com a Abragames, em seu Projeto de Exportação Brazilian Game Developers.

BIG Festival terá especialistas nacionais e internacionais em economia criativa para apresentar exemplos da interação entre o universo dos games e as produções audiovisuais, do mercado editorial, de música etc. O evento valoriza o desenvolvimento das propriedades intelectuais e busca fortalecer projetos em diferentes plataformas.

Já estão confirmadas as presenças dos representantes de eventos internacionais como Stephanie Barish, Fundadora e CEO do IndieCade, o principal festival internacional de jogos independentes do mundo, realizado em Los Angeles e em Paris; Benjamin de Wit, fundador do VR Days na Holanda, um evento itinerante de VR internacional, sócio de agências digitais como Spot On Agency, Studio Stomp; Camille Kaiser, Coordenadora Geral do Geneva International Film Festival (GIFF), na Suíça, que  tem explorado os vínculos entre cinema, televisão e arte digital; John Davis, co-fundador do BitSummit, um dos maiores festivais de jogos indie do Japão;  Teddy Florea, Diretor de Desenvolvimento de Negócios do Nordic Game, evento sueco que, desde 2004, colabora para promover financiamento ao desenvolvimento de games; e Thorsten Wiedemann, Fundador e Presidente do A.Maze, da Alemanha.

 

Da China, o Festival vai trazer ao Brasil os especialistas Matt Leopold, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Yodo1 Games, companhia fundada em Pequim que trabalha com desenvolvedores de todo o mundo para ajudar seus jogos a serem bem-sucedidos na China;  Michael Yang, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Oasis Games, editora de games fundada em Hong Kong, com jogos publicados em mais de 130 países e mais de 200 milhões de jogadores registrados; e Monte Singman, VP de Desenvolvimento de Negócios da Shenzhen iDreamSky Technology, subsidiária da iDreamSky Technology Limited, que desenvolve aplicativos multiplataforma para a indústria global de entretenimento.

 

Também estão confirmados executivos especialistas de diferentes setores criativos:

 

MÚSICA

Duncan Smith, Sênior Supervisor de Música da marca Playstation, na Sony Interactive Entertainment Europe Limited; Gavin Johnson,  Head of Gaming da gravadora de música canadense Monstercat;  Mehdi Benkirane, Cofundador e  Diretor de Desenvolvimento de Negócios do F.L.I.P. – Further Leveraging Intellectual Property for the Entertainment Industry, empresa  holandesa de serviços de propriedade intelectual; Samantha Schilling Robinson, Diretora de Desenvolvimento Criativo e de Negócios da plataforma SONGTRADR, e Barry Leitch, compositor para o Horizon Chase.

AUDIOVISUAL

Marie-Pierre VALLE, Chefe de Aquisições da produtora e distribuidora francesa Wild Bunch;

Meinolf Zurhost, do canal de TV alemão ZDF-ARTE;

ANIMAÇÃO

Frederic Genet da produtora francesa Millimages;

E-SPORTS

Noah Whinston, CEO equipe norte-americana de e-sports Immortals;

Bill Le Voir-Barry,  IBM- Líder Técnico de Watson e Cloud;

Arne Peters, Consultor e ex-executivo da ESL, maior empresa da e-sports, fundada na Alemanha;

INOVAÇÃO

Jeff Gomez, CEO da produtora norte-americana Starlight Runner, é um dos maiores especialistas do mundo em narrativa transmídia (Avatar, Halo, Coca-Cola). Ele também trabalha na expansão de propriedades de entretenimento, marcas premium e temas sociopolíticos em comunicações multiplataforma de grande sucesso. Seus conhecimentos em propriedades intelectuais também foram aplicados a causas educacionais e geopolíticas com impactos positivos no trabalho de movimentos sociais.

Sessões de debates sobre a integração da indústria de games e os diferentes setores da economia criativa- Entrada franca

Confira os destaques abaixo. A programação completa está no site: www.bigfestival.com.br

 Terça-feira, 26 de junho, às 12 horas- Sala Adoniran Barbosa- Centro Cultural São Paulo

Políticas afirmativas: mulheres no mercado editorial, na música, audiovisual e games

Mariana Youssef (movimento Free the Bid), Barbara Sturm (Elo Company/selo Elas)

Tiê (cantora e produtora musical, selo Rosa Flamingo);

Terça-feira, 26 de junho, às 14 horas- Sala Paulo Emílio- Centro Cultural São Paulo

Audiovisual e inovação: VR/AR = internet’s playground

Janaína Augustin (Diretora de Inovação da O2)

Quarta-feira, 27 de junho, às 10 horas- Sala de Ensaio II- Centro Cultural São Paulo

Como o Áudio em Games pode Contar Histórias

Fernando Pepe (Designer de Som e Compositor)

Tharcisio Vaz (TVAZ / Versa Studios)

Giovane Webster (Aquiris Game Studio)

Antonio Teoli (Teoli Soundworks/Game Audio School)

Quarta-feira, 27 de junho, às 11 horas- Sala de Ensaio II- Centro Cultural São Paulo

É Possível Sobreviver de VR? Como criar um Modelo de Negócios Estável para Novas Tecnologias

Myra Zhao (Xiaomi)

Dan Burgar (Archiact)

Jeff Gomes  (Starlight Runner)

Nicolas Corman (New Media / Virgule)

Jo Dunlop (CloudHead Games)

Chanel Summers (VRStudio)

Quarta-feira, 27 de junho, às 13 horas- Sala Adoniran Barbosa- Centro Cultural São Paulo

Publicando seu game na China

Matt Leopold (Yodo1 Games)

Michael Yang (Oasis Games)

Monte Singman (Shenzhen iDreamSky Technology)

Mediação de Teddy Florea (Nordic Game)

Sexta-feira, 29 de junho, às 11 horas- Sala Adoniran Barbosa- Centro Cultural São Paulo

O futuro dos eSports e o Brasil no cenário internacional

Arne Peters (ex-executivo da ESL/ Consultor)

Noah Whinston (equipe Immortals)

Bill Le Voir-Barry (IBM)

Sexta-feira, 29 de junho, às 12 horas- Sala Paulo Emílio- Centro Cultural São Paulo

Mesa: Encontro com Festivais

Benjamin de Witt (VR Days)

Camile Kaiser (Genebra)

John Davis (BitSummit)

Teddy Florea (Nordic Games)

Thorsten Wiedemann (A Maze)

Stephanie Barish (IndieCade)

Sexta-feira, 29 de junho, às 15 horas- Sala Adoniran Barbosa- Centro Cultural São Paulo

Música: A indústria da música para games: criando produtos globais

Duncan Smith (Playstation)

Gavin Jhonson (Monstercat)

Mehdi Benkirane (FLIP Entertainment)

Samantha Schilling Robinson (SONGTRADR)

Sexta-feira, 29 de junho, às 16h30- Sala Adoniran Barbosa-  Centro Cultural São Paulo

Música Imersiva: O papel da música na realidade virtual

Mário Di Poi (MAFFIA.io and INPUT | artesonora)

Luis Macedo (Compositor)

Fabio Hofnik (Hyper Immersive)

Sobre o BIG Festival

BIG Festival acontece desde 2012 e é considerado o mais importante festival de jogos independentes da América Latina. Com a missão de fortalecer o ecossistema de games no Brasil, o evento abrange competição entre jogos nacionais e internacionais com prêmios em dinheiro, exposição ao público dos jogos selecionados, cerimônia de premiação, palestras e rodadas de negócios. Em 2017, o BIG teve mais de 20 mil visitantes, sendo 3.500 deles em palestras, e mais de 1600 reuniões de negócios.

 

O Festival é realizado pela Bits Productions, Spcine, Centro Cultural São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Economia da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura e Ministério das Relações Exteriores.

 

O BIG tem o patrocínio máster da Oi, patrocínio gold do BNDES, patrocínio da Dow, da Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo e da Desenvolve SP; apoio cultural do Oi Futuro; parceria com Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, através do Projeto Brazilian Game Developers e da ABRAGAMES – Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais.

 

Prêmios de 2018

Com 646 games inscritos de 53 países (420 só de desenvolvedores brasileiros), o BIG selecionou 54 jogos que irão competir em 2018.  Ao todo, serão distribuídos R$ 45 mil em prêmios, divididos nas categorias: Melhor Jogo (R$ 10 mil), Melhor Jogo Brasileiro (R$ 10 mil), Melhor Jogo da América Latina (R$ 10 mil), BIG Impact: Categoria Educacional (R$ 5 mil, patrocinado pela Dow Chemicals) e Melhor Jogo VR (R$ 5 mil). Os outros R$ 5 mil irão para o game eleito pelos visitantes do evento na categoria Voto Popular. Os vencedores serão anunciados na Cerimônia de Premiação no dia 28 de junho, em São Paulo.

 

Confira as verticais do BIG Festival 2018

 

BIG Audio: vertical dedicada a debater a música e suas intersecções com todas as áreas da indústria criativa;
BIG Brands: segmento voltado aos jogos e experiências digitais interativas sob encomenda que fazem parte de estratégia de grandes marcas;
BIG Business Meetings: reuniões de negócios em área exclusiva para empresários (única área paga do evento);
BIG Carreiras: traz informações do mercado e dicas para ajudar iniciantes;
BIG Dev: trilha de palestras orientadas para as disciplinas envolvidas no desenvolvimento de jogos, como arte, programação, game design, usabilidade, produção, entre outros;
BIG Fórum: encontro de profissionais da indústria criativa (games, cinema, audiovisual, publicidade, música);
BIG Ideas for Cities: discussão e debates de problemas urbanos por meio dos jogos;
BIG Impact: iniciativa dedicada aos jogos com impacto positivo, que transformam a sociedade;
BIG Latin America: traz os principais desenvolvedores das regiões Argentina, Chile, Uruguai, México, Colômbia, Costa Rica e Paraguai. Cada ano com um foco em um país;
BIG Music Day: parceria com o Dia da Música, maior evento de bandas independentes do Brasil, que fará parte do BIG a partir de 2018, com shows de bandas independentes em diversos locais pela cidade de São Paulo;
BIG Starter: premiação para projetos de jogos ainda não finalizados, com foco na formação de novas empresas para ajudá-las a ganhar potencial de mercado e visibilidade enquanto indústria;
BIG Ventures: vai aproximar investidores públicos e privados do setor de games e da indústria criativa, com um line-up dedicado ao empreendedorismo;
BIG VR/AR: exposição de jogos para o público e sessões que discutem a realidade virtual.

Serviço:
BIG Festival
6º BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival)
De 23 de junho a 1º de julho (Segunda, 25, não abre)
De terça a sexta: 10h às 22h / Sábado e domingo: 14h às 22h
Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, SP
Entrada: Gratuita

BIG BUSINESS MEETINGS – RODADAS DE NEGÓCIOS de 26 a 29 de junho de 2018
Tênis Clube Paulista, R. Gualaxos, 285
BIG Business Meeting é a única área paga do evento

BIG Rio e Fórum BIG Rio – 29 e 30 de junho
Oi Futuro – Rua 2 de Dezembro, 63 – Flamengo, RJ
Entrada: Gratuita

  

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