CARREGANDO

Digite para buscar

Produtoras

Empresários do setor audiovisual concluem módulo de Gestão em Cuiabá

Share

Um grupo de mais de duas dezenas de empresários e profissionais que atuam no setor audiovisual e em produtoras de micro e pequeno porte de Mato Grosso participaram do programa de capacitação organizado pelo Sebrae Mato Grosso e pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO).  O módulo de gestão foi realizado ao longo da semana passada, no auditório do Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá.

Segundo o diretor e produtor executivo Duflair Magri Barradas, participante do programa, o mercado no Estado ainda é principiante no acesso a recursos públicos. “Para 2018, foi anunciada a liberação de R$ 1,3 bilhões para o audiovisual no país e existe uma cota de destinação de 30% para as regiões Centro-oeste, Norte e Nordeste e não temos capacidade de absorver esse recurso por falta de conhecimento e de maturidade do segmento”, assinala.

 

O cineasta ressalta a necessidade de profissionalização. “Ter uma empresa estruturada, uma empresa sólida, apta para desempenhar um bom trabalho é o primeiro passo para quem almeja acessar recursos públicos. Ninguém vai investir, e temos que encarar o recurso público como um investimento, em empresa bagunçada. O audiovisual cresceu muito nos últimos dois anos e a tendência é manter esse ritmo. Editais estaduais e nacionais destinaram grandes investimentos e produções de fora estão sendo rodadas por aqui. Cabe a nós, profissionais do setor, acompanhar o que o mercado está pedindo e decidir ficar dentro ou fora desse movimento”, resumiu Barradas.

Na programação do módulo, a produtora Mariana Brasil detalhou a importância da identificação do mercado comprador, ilustrando o passo a passo para a construção de um projeto de produção audiovisual.

Durante o curso, o especialista Silvio Soledad abordou aspectos legais e administrativos para constituir uma produtora de conteúdos audiovisuais, incluindo a gestão contábil e financeira, como a captação de recursos. Já o especialista Ricardo Grynszpan trabalhou os fundamentos de um bom roteiro, analisando audiência e diversificando narrativas capazes de destacar um projeto diante das inúmeras ofertas de mercado.

“Este é um trabalho de continuidade que tem contribuído para impulsionar o setor audiovisual no Estado, aproximando empresários, proporcionando capacitações e movimentando o mercado. Organizamos rodadas de negócios com players nacionais, cursos e, no mês passado, levamos um grupo de empresários do audiovisual em uma missão técnica no Rio de Janeiro, durante o evento Rio Content Market, o maior da América Latina para o setor”, retomou a gestora do projeto ligado ao núcleo de macrossegmentos do Sebrae Mato Grosso, Paula Bruehmueller.

O programa de capacitação foi estruturado em quatro módulos ao longo do ano, com disciplinas que totalizam 90 horas. É organizado pelo Sebrae MT e pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), com o apoio do MT Cine – Associação Mato-grossensse de Cinema e Audiovisual.

O Sebrae atua em todo o território nacional com pontos de atendimento nas 27 unidades federativas. E há mais de 40 anos promove a competitividade, o desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo dos pequenos negócios em Mato Grosso.

Serviço

Programa de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual

Próximos módulos

Módulo II – Legislação

Carga horária: 30 horas

Data: 13 a 17 de agosto de 2018

Horário: 08h30 às 17h

Instrutores: Gabriela Pastore, Eva Larenti e Marina Bouças

 

Módulo III – Distribuição e Comercialização

Carga horária: 12 horas

Data: 08 e 09 de novembro de 2018

Horário: 08h30 às 17h

Instrutores: Krishna Mahon e Igor Kupstas

Módulo IV – Transmídia, Tecnologia e Inovação

Carga horária 24 horas

Data: 04 a 07 de dezembro de 2018

Horário: 08:30 às 17:00 hs

Instrutores: Rodrigo Arnaut e Rodrigo Terra

Inscrições e informações: Sebrae Mato Grosso 0800 570 0800

 

 

 

Tags:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *