CARREGANDO

Digite para buscar

Conteúdo Evento Produtoras Sem categoria

Anima Forum começa com masterclass sobre abertura de GoT

Share

GOT1 got4 got2 got5 got6

Por Edianez Parente

Uma aula sobre a abertura em animação da série “Game of Thrones” foi o pontapé inicial do Anima Forum 2017, nesta quarta-feira, em São Paulo. O diretor de arte e produtor Robert Feng, que liderou a equipe de criação da abertura da atração, comandou a masterclass  inaugural do evento, que vai até esta sexta, 28, no auditório do Senac Consolação. O fórum acontece dentro da programação do Anima Mundi 2017 – 25º. Festival Internacional de Animação do Brasil, que acaba no próximo domingo – ambos já passaram pelo Rio de Janeiro.

Feng demonstrou a uma plateia de animadores, estudantes e produtores, em mais de uma hora e meia de apresentação, os estudos e passo a passo da criação da icônica abertura da série, que está já na sua sétima e derradeira temporada. A sequência da abertura cultuada pelos fãs da série mundo afora foi pensada de modo que, a cada nova leva de episódios, mais elementos fosses adicionados, com alterações de pontos nos mapas de acordo com as conquistas dos territórios pelos diferentes reinos e segundo a história que se desenvolve nos livros da saga. “Game of Thrones” é uma produção original do canal HBO. A sonorização e trilha da abertura foram desenvolvidas em separado, por outra equipe.

Baseado nos Estados Unidos, Feng é especializado em produção de efeitos especiais. Ele contou que todo o trabalho demandou nove meses de dedicação, seis dos quais foram destinados à elaboração conceitual da abertura. As inspirações iniciais foram os mapas presentes nos livros do autor da história, o escritor George R. R. Martin, mas Feng e equipe de designers buscaram referências tanto em obras como “O Senhor dos Anéis” como nas aventuras cinematográficas do personagem Indiana Jones.

O diretor lembrou que começou a trabalhar com efeitos visuais antes das soluções digitais. Portanto, usou sua experiência analógica, de se inspirar em objetos reais e trabalhar com materiais palpáveis, para depois transpor para o universo digital. Assim, mostrou os croquis, estudos, esboços e detalhou a opção pelos mecanismos de relógios e a relação entre os planetas e o sol, dias da semana e fases da lua, para se montar a engrenagem que movimenta toda a animação. Foi construída uma maquete e também foram feitos estudos com base em mapa de uma cidade como Nova York para trabalhar a ideia de tridimensionalidade da abertura – dando segundo ele o efeito de “côncavo”.

Basicamente, o diretor, que depois deste trabalho entregue há sete anos fez um longa de animação (“Rock Duck”), deu as seguintes dicas para quem trabalha num projeto desses: 1) Comece pelo óbvio, mas explore novas tangentes para encontrar novas ideias;  2) Não tenha medo de jogar fora o que não estiver funcionando; 3) Abrace o processo e refaça o máximo possível.

Robert Feng conta que trabalhou com equipe variável ao longo do projeto –  nunca mais de 6 pessoas ao mesmo tempo – e que alguns dos que participaram acabaram sendo absorvidos pela equipe de produção da série. A logomarca de GoT também foi criada por sua equipe,  num processo que segundo ele foi bem acelerado, onde foram apresentadas diversas versões e se escolheu uma entre mais de uma dezena de opções. Ele vem se dedicando a trabalhos de publicidade.

Forum

A abertura do Anima Forum 2017 teve a presença do diretor do festival, Cesar Coelho; de Melina Sanjar, gerente de desenvolvimento do Senac-SP, e de Renato Nery, diretor executivo da SP Cine. Nery participou de um painel seguinte, sobre financiamento à animação, ao lado de Gilberto Toscano, do escritório Cesnik, Quintino & Salinas Advogados.

O diretor da SP Cine detalhou o LEIA – Laboratório de Experimentação e Inovação do Audiovisual, voltado às artes digitais, games, VR e audiovisual, que ficará nas instalações do Centro Cultural São Paulo. “Será um hub de inovação”, afirmou. A SP Cine também promete lançar em breve o app para VOD SP Cine Play, só com filmes nacionais.

A programação do Anima Forum 2017 e do Anima Mundi 2017 está aqui. Associados da APRO têm 30% de desconto.

Tags:
Edianez Parente

Gerente Comunicação e Marketing na Apro

  • 1

Você também pode gostar de

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *