CARREGANDO

Digite para buscar

Conteúdo Evento Produtoras Sem categoria

Anima Forum começa com masterclass sobre abertura de GoT

Share

GOT1 got4 got2 got3 got5 got6

Por Edianez Parente

Uma aula sobre a abertura em animação da série “Game of Thrones” foi o pontapé inicial do Anima Forum 2017, nesta quarta-feira, em São Paulo. O diretor de arte e produtor Robert Feng, que liderou a equipe de criação da abertura da atração, comandou a masterclass  inaugural do evento, que vai até esta sexta, 28, no auditório do Senac Consolação. O fórum acontece dentro da programação do Anima Mundi 2017 – 25º. Festival Internacional de Animação do Brasil, que acaba no próximo domingo – ambos já passaram pelo Rio de Janeiro.

Feng demonstrou a uma plateia de animadores, estudantes e produtores, em mais de uma hora e meia de apresentação, os estudos e passo a passo da criação da icônica abertura da série, que está já na sua sétima e derradeira temporada. A sequência da abertura cultuada pelos fãs da série mundo afora foi pensada de modo que, a cada nova leva de episódios, mais elementos fosses adicionados, com alterações de pontos nos mapas de acordo com as conquistas dos territórios pelos diferentes reinos e segundo a história que se desenvolve nos livros da saga. “Game of Thrones” é uma produção original do canal HBO. A sonorização e trilha da abertura foram desenvolvidas em separado, por outra equipe.

Baseado nos Estados Unidos, Feng é especializado em produção de efeitos especiais. Ele contou que todo o trabalho demandou nove meses de dedicação, seis dos quais foram destinados à elaboração conceitual da abertura. As inspirações iniciais foram os mapas presentes nos livros do autor da história, o escritor George R. R. Martin, mas Feng e equipe de designers buscaram referências tanto em obras como “O Senhor dos Anéis” como nas aventuras cinematográficas do personagem Indiana Jones.

O diretor lembrou que começou a trabalhar com efeitos visuais antes das soluções digitais. Portanto, usou sua experiência analógica, de se inspirar em objetos reais e trabalhar com materiais palpáveis, para depois transpor para o universo digital. Assim, mostrou os croquis, estudos, esboços e detalhou a opção pelos mecanismos de relógios e a relação entre os planetas e o sol, dias da semana e fases da lua, para se montar a engrenagem que movimenta toda a animação. Foi construída uma maquete e também foram feitos estudos com base em mapa de uma cidade como Nova York para trabalhar a ideia de tridimensionalidade da abertura – dando segundo ele o efeito de “côncavo”.

Basicamente, o diretor, que depois deste trabalho entregue há sete anos fez um longa de animação (“Rock Duck”), deu as seguintes dicas para quem trabalha num projeto desses: 1) Comece pelo óbvio, mas explore novas tangentes para encontrar novas ideias;  2) Não tenha medo de jogar fora o que não estiver funcionando; 3) Abrace o processo e refaça o máximo possível.

Robert Feng conta que trabalhou com equipe variável ao longo do projeto –  nunca mais de 6 pessoas ao mesmo tempo – e que alguns dos que participaram acabaram sendo absorvidos pela equipe de produção da série. A logomarca de GoT também foi criada por sua equipe,  num processo que segundo ele foi bem acelerado, onde foram apresentadas diversas versões e se escolheu uma entre mais de uma dezena de opções. Ele vem se dedicando a trabalhos de publicidade.

Forum

A abertura do Anima Forum 2017 teve a presença do diretor do festival, Cesar Coelho; de Melina Sanjar, gerente de desenvolvimento do Senac-SP, e de Renato Nery, diretor executivo da SP Cine. Nery participou de um painel seguinte, sobre financiamento à animação, ao lado de Gilberto Toscano, do escritório Cesnik, Quintino & Salinas Advogados.

O diretor da SP Cine detalhou o LEIA – Laboratório de Experimentação e Inovação do Audiovisual, voltado às artes digitais, games, VR e audiovisual, que ficará nas instalações do Centro Cultural São Paulo. “Será um hub de inovação”, afirmou. A SP Cine também promete lançar em breve o app para VOD SP Cine Play, só com filmes nacionais.

A programação do Anima Forum 2017 e do Anima Mundi 2017 está aqui. Associados da APRO têm 30% de desconto.

Tags:
Edianez Parente

Gerente Comunicação e Marketing na Apro

  • 1

Você também pode gostar de

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *